(67) 9 9637-0738 contato@cursilhocg.com.br

Ainda estamos em fevereiro, mas o pensamento já está lá na frente, na 21ª Gincolores, que será realizada em outubro. E você, já conhece a gincana? Se ainda não, a gente te explica!

A Gincolores é uma gincana promovida anualmente pelos jovens do Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Campo Grande, sendo realizada durante dois dias consecutivos. Segundo Solange Calegaro (15ª Cursilho para Jovens), coordenadora da equipe responsável pela organização da competição deste ano, o objetivo da ação é integrar os jovens cursilhistas que tenham feito o retiro recentemente com os mais antigos e adultos, além de trazer de volta para o movimento cursilhistas afastados.

Para ganhar pontos, as equipes devem ser formadas por um número mínimo e máximo de participantes, e outras regras definidas pela coordenação do respectivo ano. Também é necessário conter um casal de cursilhista adulto, decolorito, neos, cursilhistas afastados e um não-cursilhista. ‘’O bacana é que da para fazer um pré-cursilho com os não-cursilhistas. É uma maneira de apresentar o movimento e mostrar que é possível fazer uma grande festa e evangelizar ao mesmo tempo”, explicou Sol.

As competições ocorrem em dois dias, sempre aos fins de semana. No sábado, primeiro dia de prova, as disputas são realizadas dentro de um ginásio e, na maioria das vezes, sempre em equipe. ‘’São provas de bastante disputa que exigem muito envolvimento dos participantes”, ressaltou a coordenadora.

O segundo dia de prova é marcado pela tradicional ‘’Caça ao tesouro’’, onde cada equipe tenta desvendar pistas que levam ao ponto de chegada. O encerramento é feito no horário de almoço, durante uma confraternização com o grupo vencedor.

Além das provas dos dois dias, as equipes também podem pontuar antes mesmo do fim de semana, participando de cinco provas extras. Elas podem ser de arrecadação de mantimentos, doação de sangue, venda de convites de eventos promovidos pelo Cursilho, entre outros.

Em cada edição da gincana é escolhido um tema. Em 2018, a 20ª Gincolores foi sobre Copa do Mundo e a equipe vencedora foi a Rússia, que será responsável por organizar a Gincolores de 2019.

Ficou animado participar da próxima gincana? Então aguarde porque a organização promete muitas novidades para promover ainda mais a integração entre os participantes do nosso movimento.

XVI Gincolores no ano de 2014 onde o tema foi “Games”

Por: Kerolyn Araújo